Sorocaba completa 364 anos com programação especial

Data: 
08/02/2018 - 08:45

Para celebrar os 364 anos de fundação da cidade (15 de agosto), a Prefeitura de Sorocaba organizou uma programação especial repleta de atrações culturais durante todo o mês de agosto, além de ações em diversas áreas do governo municipal e lançamento de projetos, que visam a melhoria da qualidade de vida da população sorocabana.

“Preparamos uma agenda comemorativa de aniversário de Sorocaba num trabalho conjunto entre as secretarias. Além de uma programação cultural e o desfile e o ato cívico no dia 15 de agosto, vamos realizar ações e lançar projetos que começarão a ser desenvolvidos na cidade. É uma forma de presentear toda a população”, destaca o prefeito José Crespo.

Para abrir a programação, nesta quarta-feira (1º), o prefeito José Crespo, ao lado do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas, lançou o Plano Estratégico de Inovação, que consiste num planejamento completo para o biênio de 2019-2020, composto por 10 eixos de atuação que englobam assuntos de inovação, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento econômico e social da região metropolitana.

Também nesta quarta-feira, o prefeito José Crespo anunciou uma novidade que permitirá que os cidadãos façam doação à Santa Casa de Misericórdia. Através da publicação da lei municipal nº 11.763/2018, qualquer interessado pode destinar recursos a partir de R$ 5 pela conta de água. A doação não é obrigatória. Só contribui quem desejar e para isso será necessário se cadastrar pessoalmente.

Outra novidade lançada pelo prefeito nesta quarta-feira foi o Caixa d’Água Social, um programa que faz parte do plano de governo da atual administração. Com isso, famílias financeiramente menos favorecidas, que vivem em residências próprias, abastecidas pela rede do Saae-Sorocaba, e que ainda não têm o reservatório vão receber o kit com uma caixa d’água, além de peças para a instalação, como registro, veda rosca, lixa d’água, entre outros itens necessários para a instalação.

Já nesta quinta-feira (2), às 8h30, a Prefeitura de Sorocaba realizará o 2º Fórum de Desenvolvimento do Turismo na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) no Centro de Referência em Educação (CRE). O evento reunirá pelo menos 85 dirigentes de turismo e autoridades de 16 municípios da região para tratar de Turismo Inteligente.

Outro evento programado é o “Sorocaba Voluntária – Juntos por uma cidade mais solidária”, que ocorrerá neste sábado (4), às 8h, no CRE, para celebrar um ano de existência do programa municipal. Na ocasião, estarão presentes voluntários e representantes de entidades assistenciais cadastradas no programa, que vão conferir palestras com especialistas, workshops e depoimentos de voluntários.

No domingo (5), das 9h às 11h, a população interessada poderá participar do encontro gratuito de cactos e suculentas no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Boas”. O evento contará com a palestra de Eliete Corridori, uma das maiores colecionadoras deste tipo de planta em Sorocaba, que ainda realizará uma oficina com os participantes.

Uma das atividades mais aguardadas pela população é o tradicional desfile cívico, que será realizado no dia 15 de agosto, a partir das 9h, nas ruas São Bento e 15 de Novembro, com a participação de alunos de escolas que vão homenagear a cidade. Antes, às 8h, acontecerá o ato cívico no Largo São Bento, com hasteamento de bandeiras e deposição de flores aos pés da estátua de Baltazar Fernandes, o fundador de Sorocaba.

Também no dia do aniversário de Sorocaba (15), às 12h, o prefeito José Crespo entregará o Museu dos Esportes à população. O espaço funcionará no Palacete Scarpa e tem o compromisso de resgatar a memória esportiva e mostrar por meio de fotos, troféus, medalhas e vídeos, as grandes conquistas e momentos de glórias de atletas e equipes de Sorocaba e região.

A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” sediará no dia 23 de agosto, às 9h30, o Seminário Urban LEDS, realizado pelo ICLEI e ONU-Habitat, em parceria com a Agenda Pública e a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). Sorocaba participa ao lado de outras sete cidades brasileiras da segunda fase do projeto internacional Urban LEDS, que visa programar ações que ajudem a diminuir a produção de gases causadores do efeito estufa em áreas urbanas do município.

Outra atração será o 4º Festival de Robótica 2018, que será realizado nos dias 25 e 26 de agosto no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e reunirá estudantes de 6 a 16 anos. Realizado pelo PTS e a Viamaker Education Brasil, o evento já entrou para o calendário da cidade e visa incentivar os estudos e projetos inovadores. O festival terá torneio de robôs, palestras, shows de talentos e uma exposição sobre a Nasa (Agência Espacial Americana).

 

Atrações culturais e de lazer

Apresentações culturais, exposições e passeios fazem parte da programação especial. Serão inúmeras atrações, levando lazer, cultura e entretenimento a pessoas de todas as idades. Entre os principais espaços públicos que receberão as atividades estão: Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, Paço Municipal, Museu Histórico Sorocabano, Parque dos Espanhóis, Parque “Carlos Alberto de Souza” e o Parque das Águas.

Uma das atrações será o XI Prêmio Sorocaba de Música – Festival Nacional de MPB Livre 2018, que ocorrerá neste fim de semana (3, 4 e 5) no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”; e o Arrastão Cultural, que levará diversas atividades, como visita noturna, música, entre outras atrações, aos bairros Vila Hortência, Barcelona, vila Assis, Parada do Alto, Colorau, Vila Sabiá, João Romão, Vila Zacarias e Bairro dos Morros.

Uma novidade que será lançada no dia 11 de agosto, às 16h, será o projeto “Confabulações Culturais” na Biblioteca Municipal, no Alto da Boa Vista. O convidado para o lançamento será o ator Nuno Leal Maia. O objetivo da iniciativa municipal é promover bate-papo, conhecimento e troca de experiências culturais com personalidades da dramaturgia, cinema, dança, televisão, literatura, música, entre outras manifestações artísticas.

Outra atração especial é o show do grupo Demônios da Garoa – lenda viva da música brasileira, que será realizado no dia 11 de agosto, às 20h, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Para abrir o evento, o público poderá conferir ainda a Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos, que se apresentará às 18h. O show é uma iniciativa do Circuito Sescoop/SP de Cultura, em parceria com as cooperativas Cogem, Coop, Unimed Sorocaba e Sicoob Cooperaso, e conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba.

No dia 12 de agosto, às 11h, os sorocabanos terão a oportunidade de conferir um concerto especial ao ar livre no jardim do Paço Municipal, com a Camerata Schaeffler, que tem produção da MdA International e direção artística de Marco de Almeida. Sob a regência do violinista italiano Emmanuele Baldini, um dos mais importantes intérpretes clássicos em atividade no Brasil atualmente, a camerata tocará um repertório com músicas dos brasileiros Carlos Gomes e Villa Lobos, a grande obra barroca “As Quatro Estações”, de Vivaldi, além de árias de óperas de Verdi, Puccini, Donizetti, Haendel, Gershwin e muito mais.

Caminhar por Sorocaba e conhecer pontos turísticos são uma excelente maneira de aprender sobre a história da cidade. Por isso, também para marcar a passagem dos 364 anos de fundação de Sorocaba, serão realizados passeios culturais gratuitos. Um deles ocorrerá dia 14 de agosto, quando os sorocabanos poderão participar, às 19h, de um passeio noturno pelo Centro Histórico, guiado pelo historiador José Rubens Incao, e conhecer os fatos curiosos sobre os prédios e as casas do Centro de Sorocaba. Outra atração será o Festival de Pipas, que ocorrerá no dia 26 de agosto, às 9h, no Parque Tecnológico de Sorocaba.

Segue abaixo a programação completa:

 

Dia 2

II Fórum de Desenvolvimento do Turismo da Região Metropolitana de Sorocaba

Horário: 8h30 às 12h

Local: Centro de Referência em Educação (CRE)

 

Dias 3, 4 e 5

Prêmio Sorocaba de Música

Horário: dias 3 e 4, às 20h, e dia 5, às 19h30

Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

 

Dia 4

1 ano de Sorocaba Voluntária

Horário: 8h às 13h

Local: Centro de Referência em educação (CRE)

 

Dia 5

Encontro gratuito de cactos e suculentas

Horário: 9h às 11h

Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Boas”

 

Dia 9

Arrastão Cultural – Visita Noturna ao Museu

Horário: 19h

Local: Museu Histórico Sorocabano

 

Dia 10

Arrastão Cultural – Caminhada Histórica Cultural + Sarau – Mediada pelo Historiador Sérgio Coelho

Horário: 19h

Local: Trajeto Parque dos Espanhóis até Casa da Espanha

 

Lançamento do livro “Sorocoisas”, de Celso Marvadão

Horário: 19h30

Local: Associação Comercial de Sorocaba

 

Dia 11

Arrastão Cultural: Festa Cultural / DJ Dy Pontes / Apresentação Artísticas e Aparelhos Recreativos

Horário: 10h às 16h

Local: E.M. “Quinzinho de Barros”

 

Arrastão Cultural: Hortência em Ação Atividades de Saúde & Atividades Artísticas

Horário: 14h às 19h

Local: UBS Vila Hortência

 

Projeto Confabulações Culturais – Bate-papo com Nuno Leal Maia

Horário: 16h

Local: Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”

 

Apresentação do Projeto “Cadeiraérea” – PROAC

Horário: 16h30

Local: Parque das Águas

 

Orquestra de Violas e Cultura Caipira de Valinhos

Horário: 18h

Local: Parque “Carlos Alberto de Souza” – Campolim

 

Show Demônios da Garoa

Horário: 20h

Local: Parque “Carlos Alberto de Souza” – Campolim

 

Dia 12

Arrastão Cultural: apresentação Acústico Old Times

Horário: 10h

Local: Museu Histórico Sorocabano

 

Tributo a Clara Nunes com Lys Araújo

Horário: 10h

Local: Parque “Carlos Alberto de Souza” – Campolim

 

Camerata Schaefller – regente Emmanuele Baldini

Horário: 11h

Local: Jardim do Paço

 

Show Elvis com Dalízio Moura

Horário: 16h

Local: Parque “Carlos Alberto de Souza” – Campolim

 

Orquestra com Jonicler

Horário: 17h

Local: Parque “Carlos Alberto de Souza” – Campolim

 

Dia 13

Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais 2018 (realização TSESP/Unidade Regional, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba)

Horário: 10h

Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

 

Dia 14

Passeio Cultural no Centro Histórico

Horário: 19h

Local: ponto de encontro na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury

 

Projeto Guri

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

 

Virada de StandUp

Horário: 22h

Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

 

Hip – Hop – Maracatu e Samba Rock

Horário: 20h

Local: Barracão Cultural

 

Dia 15

Ato Cívico

Horário: 8h

Local: Largo São Bento

 

Desfile de Aniversário

Horário: 9h

Local: ruas São Bento e Quinze de Novembro

 

Inauguração do Museu dos Esportes

Horário: 12h

Local: Palacete Scarpa

 

Arrastão Cultural: Do Ré Mi Fá, tem música no Sabiá: Apresentação Teatral e piquenique com alunos

Horário: 8h

Local: CEI-78 “Etorre Marangoni”

 

Arrastão Cultural: apresentações culturais e exposição de carros antigos e motos

Horário: 10h às 17h

Local: Parque dos Espanhois

 

Praça de Cultura e Arte

Horário: 14h

Local: Parque dos Espanhois

 

Teatro a Bordo

Horário: 16h às 20h

Local: Avenida 1 – Altos do Ipanema

 

Baile Nostálgico em comemoração ao aniversário de Sorocaba

Horário: 19h30 às 21h

Local: Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”

 

Dia 16

Início do curso A3P Ambientação – RMS

Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”

 

Arrastão Cultural: Zoo vai à escola

Horário: 8h30

Local: CEI-78 “Etorre Marangoni”

 

Arrastão Cultural: Balada da Saúde com DJ Dy Pontes

Horário: 18h às 20h

Local: UBS Vila Sabiá

 

Dia 17

Arrastão Cultural: Tarde de Lazer: Apresentação Artísticas, Aparelhos Recreativos e Feira de Artesanato

Horário: 14h às 17h

Local: UBS Vila Sabiá

 

Passeio Cultural na Igreja de Sant’Ana e Mosteiro de São Bento

Horário: 15h

Local: ponto de encontro Mosteiro de São Bento

 

Dia 18

Praça de Cultura e Arte

Horário: 14h

Local: Praça do Júlio de Mesquita

 

Arrastão Cultural: Cena de cinema: Filme “Zootopia” e curta-metragem “Vida Maria”

Horário: 14h

Local: Cras João Romão

 

Passeio Cultural no Cemitério Saudade

Horário: 15h

Local: ponto de encontro: portão principal do cemitério

 

Apresentação do Projeto “Cadeiraérea” – PROAC

Horário: 16h30

Local: Parque dos Espanhois

 

Revivendo a Praça – Festival de Música Sertaneja

Horário: 19h

Local: Praça Cel. Fernando Prestes – Centro

 

Dia 19

City Tour

Horário: 9h às 12h

Local: saída da Casa do Turista

 

Arrastão Cultural: Manhã de lazer com Apresentação Artísticas

Horário: 9h às 12h

Local: Praça do João Romão – Vila João Romão

 

Dia Internacional da Fotografia

Horário: 9h às 17h

Local: Parque Carlos Alberto de Souza – Campolim

 

De 20 a 24

4ª Semana de Fotografia de Sorocaba

Horário: 19h às 22h

Local: Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”

 

De 22 a 24

Curso de Viveirista Horticultor

Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.

 

Dia 23

Seminário Urban LEDS

Horário: 9h30

Local: Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”

 

Arrastão Cultural: Quintaneja – Apresentação Dicesar & Amigos

Horário: 19h às 22h

Local: Associação dos Moradores Vila Colorau

 

 

Dia 24

Arrastão Cultural: Projeto “EU doo TU doas ELE Brinca” – Dia de doar brinquedos e livros para instalação da Brinquedoteca na UBS Vila Sabiá

Horário: 9h

Local: EM “Quinzinho de Barros”

 

Arrastão Cultural: Oficina de Culinária: comida espanhola

Horário: 19h

Local: Associação dos Moradores Vila Colorau

 

Dia 25

Festival de Robótica

Horário: 9h às 17h

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS)

 

De Volta à Caserna

Horário: 10h

Local: Parque das Águas

 

Virada Caipira

Horário: 18h às 18h do dia 26 de agosto

Local: Parque dos Espanhois

 

Arrastão Cultural: Noite do Flashback

Horário: 20h às 22h

Local: Associação dos Moradores Vila Colorau

 

Dia 26

Festival de Robótica

Horário: 9h às 17h

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS)

 

Festival de Pipas

Horário: 9h

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS)

 

Arrastão Cultural: Tarde de Lazer: Apresentação da Banda Old Old Times / Banda Tributo B / Grupo de Capoeira Mundo Inteiro

Horário: 14h às 17h

Local: Associação dos Moradores Vila Colorau

 

Parada do Orgulho Gay

Horário: 14h às 21h

Local: Praça Frei Baraúna

 

 

Dia 31

Arrastão Cultural: Inauguração da Brinquedoteca UBS Vila Sabia

Horário: 15h

Local: UBS Vila Sábia

 

“Arrastão Cultural: Oficina Gratuita de Teatro para Mulheres: Rodas de Conversa Sobre a Arte de Ser Mulher”

Horário: 19h às 22h

Local: Associação dos Moradores Vila Colorau

 

10º Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba – “Paulo Roberto Lipparotti”

Horário: 20h

Local: Fundec

Créditos: 
Prefeitura de Sorocaba