Secretaria da Segurança e Defesa Civil e Zoonoses mobilizam o Centro no combate ao Aedes aegypti

Data: 
02/05/2018 - 09:30

A grande quantidade de doenças que um único mosquito pode transmitir e a importância de se eliminar os focos onde ele se prolifera. Foi com esse objetivo que a Secretaria da Segurança e Defesa Civil, através da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Fiscalização e Zoonoses, promoveu uma ação de combate ao Aedes aegypti, na Praça Coronel Fernando Prestes, na manhã deste sábado (03).

 

Para aproximar-se ainda mais da população, a campanha contou com um teatro do GFC (Grupo de Formação Cidadã) da Guarda Civil Municipal, exposições e orientações da Zoonoses, Defesa Civil e GCM. "O nosso intuito é de mostrar as pessoas, através de uma forma até lúdica, sobre a importância de se eliminar os criadouros do Aedes. Sabemos que a população sorocabana vem tomando consciência e auxiliando o Poder Público nesse combate, mas o reforço desse trabalho é fundamental para evitarmos casos de Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela, que são doenças transmitidas pelo mosquito", diz o secretário de Segurança e Defesa Civil, Fernando Dini.

 

O cão Mayke, do Canil Municipal, também foi o ponto alto na campanha de prevenção. "Trouxemos ainda o mosquitão da Dengue inflável, que também é uma forma de chamar a atenção para o risco grande que o Aedes pode causar a nossa saúde", cita a médica veterinária Thaís Buti, da Divisão de Zoonoses.

 

Para a aposentada Selma Penteado, a ação é fundamental para alertar sobre os riscos da doença. "A gente acha que já sabe todas as informações sobre o mosquito Aedes aegypti, mas sempre tem algo novo para aprender. Deveriam existir mais campanhas como essa, que trazem informações de uma forma leve para a população", finaliza.

Créditos: 
Rodrigo Alcântara