Saúde intensifica ações de combate ao HIV e divulga programação da Campanha Dezembro Vermelho

Data: 
11/28/2018 - 09:15

Com o objetivo de intensificar ações e promover sensibilização da população geral em relação ao HIV e sífilis, a Secretaria da Saúde (SES) divulga a programação da Campanha Dezembro Vermelho que terá início a partir da próxima sexta-feira (30).

Durante a campanha, o Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais realizará em seis datas ações de enfrentamento contra o HIV e a sífilis. De acordo com a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, a intenção da campanha é levar conhecimento à população através de informações sobre esses agravos pouco abordado no cotidiano. Outro objetivo é dar oportunidade às pessoas que não conseguem acessar os serviços de saúde para realizar essa testagem. “Em 2018 já registramos 1.800 casos de sífilis adquiridas e 155 novos casos de HIV. Esse número é muito preocupante. A população está perdendo o medo das Infecções Sexualmente Transmissíveis e não está usando preservativo. Nosso programa assiste cerca de 2.300 pacientes que possuem HIV”, alerta Helena.

De acordo com a SES, as pessoas que não conseguirem fazer o teste durante a campanha podem procurar o CTA/SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado), que fica situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 30 e 40 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Para a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, esta gestão se preocupa muito com o assunto e prova disso é o empenho da equipe em realizar inúmeras ações, mesmo fora do tempo de campanhas. “Somente em 2018, realizamos 21 ações itinerantes e mais de 1.500 testes rápidos foram realizados nestas ações, além dos testes realizados na rotina do SAME/CTA, que atinge uma média mensal de 1.600 exames e 400 atendimentos de diagnóstico e tratamento pelas enfermeiras. Sem contar as intensificações feitas na época do Carnaval e na Campanha Julho Amarelo contra a hepatite em nossas unidades de saúde. Distribuímos 45 mil testes às unidades de saúde e 880 mil insumos para UBSs, Unidades de Urgência e Emergência e empresas”, ressalta a titular da pasta.

 

Programação Dezembro Vermelho

No dia 30 de novembro, serão realizados 500 testes rápidos para diagnosticar estas doenças no Shopping Cidade, situado na Avenida Itavuvu – 3.373, das 14h às 20h. A realização também terá distribuição de preservativos e informativos impressos e orientações referentes às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

No sábado, dia 1 de dezembro, das 14h às 18h, o Parque dos Espanhóis receberá uma campanha educativa para falar com o público jovem sobre o assunto através da Oficina Afro Beats. Já na segunda-feira (3), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) realizará a abertura oficial da Campanha Dezembro Vermelho às 10h e contará com a presença de autoridades.

Entre os dias 3 e 7 de dezembro, as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Álcool Drogas Roda Viva, a rede penitenciária de Sorocaba e os Ônibus Rosa e Azul, estarão realizando testes rápidos para diagnosticar HIV e sífilis.

Outro parceiro a participar da campanha é o SESC Sorocaba. O local também realizará testagem rápida, além de uma roda de conversa combinada com filme sobre o tema das ISTs. As pessoas em situação de rua do Projeto Lar Fraterno Irmã Dulce serão testadas no dia 6 de dezembro.

A Associação Transgênero de Sorocaba, no dia 7 de dezembro, também terá o apoio da SES e receberá uma ação de testagem.

 

 

    Créditos: 
    Prefeitura de Sorocaba