Saae-Sorocaba ministra capacitação para evitar perda de água nas escolas

Data: 
05/30/2018 - 09:15

Em busca da redução dos custos e atenta para preservar a água no atual período de escassez de chuvas, a Prefeitura firmou parceria com o Saae-Sorocaba para evitar e reduzir as perdas de água nas escolas municipais. A Divisão de Pesquisa e Análise de Custos e Preços da Secretaria de Licitações e Contratos buscou a parceria do Saae-Sorocaba e da Secretaria da Educação para colocar o projeto em prática. A capacitação iniciou em maio pela Equipe de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba, que transmite conhecimentos específicos sobre o tema para diretoras(es) e coordenadoras(es) dos estabelecimentos de ensino.

O Saae-Sorocaba se estruturou para promover a capacitação para 200 gestores, divididos em turmas de 20 profissionais, que participam de um total de dez encontros, até o mês de junho. A cada instrução com cerca de duas horas de duração, a Equipe de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba instrui sobre as maneiras de detectar vazamentos e orientam sobre hábitos de consumo. “Incentivamos a troca de informações para reduzir custos entre as secretarias. Ainda mais importante é quando esse conhecimento também é transmitido à sociedade, como ocorre neste caso”, declara o prefeito José Crespo.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, afirma que os vazamentos costumam ser as principais razões de consumo elevado nas unidades escolares. A capacitação é ministrada gratuitamente e também ensina detalhes sobre o tratamento de água, com uma visita técnica às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado. “O Saae-Sorocaba está com as portas abertas para receber grupos de estudantes ou profissionais interessados em obter mais conhecimentos sobre tratamento de água, do esgoto e maneiras de economizar”, afirma Ronald Pereira da Silva.

De acordo com a coordenadora da equipe de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba, Gláucia Cristini Franco, o tema é trabalhado de maneira pedagógica, na intenção de inserir no currículo escolar dos alunos, uma abordagem sobre a leitura do hidrômetro e a mensuração de consumo diário da escola. “Os estudantes poderão treinar em suas casas, multiplicando para os familiares o mecanismo do funcionamento dos hidrômetros, e as informações contidas nas contas de água”, declara.

Créditos: 
Saae