Prefeitura de Sorocaba orienta sobre o descarte correto de pilhas, óleo e lâmpadas

Data: 
05/29/2018 - 09:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), orienta a população como fazer o descarte correto de pilhas e baterias de celular, óleo usado e lâmpadas na cidade. A ação integra a programação gratuita da Semana Municipal do Lixo Zero, que comemora o Dia Municipal do Lixo Zero (30 de maio), instituído pela lei municipal nº 11.290/2016.

De acordo com o secretário da Sema, Jessé Loures, o principal objetivo da programação é promover o conceito Lixo Zero, criando alternativas de gestão sobre os resíduos que são gerados, a fim de garantir os recursos naturais para as próximas gerações.

Também nesta segunda-feira, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins fará a divulgação de dicas de economia no ambiente de trabalho entre os funcionários da Prefeitura de Sorocaba.

A gestão de resíduos dentro do ambiente de trabalho é parte das ações do Programa “A3P Sorocaba” (Agenda Ambiental na Administração Pública), voltado ao servidor municipal, quanto ao uso racional dos recursos e à qualidade de vida no ambiente de trabalho, entre outros tópicos.

Iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o objetivo do A3P é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades público. Sorocaba participa do programa desde novembro de 2014.

 

Pilhas e baterias de celular

A sede da Sema é um posto de coleta permanente de pilhas e baterias. Qualquer pessoa, pode levar o produto, desde que em pequeno volume, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e depositá-lo num coletor específico, na entrada principal da sede da secretaria.

Já grandes volumes devem ser encaminhados à Cooperativa Reviver, localizada na rua Ourinhos, 241, no Jardim Iguatemi.

Pilhas e baterias de celular, por conterem metais pesados, como chumbo e mercúrio, se descartadas incorretamente podem causar grandes danos ambientais e à saúde pública.

Todo o material recolhido é encaminhado à Cooperativa Reviver, localizada no Jardim Iguatemi. A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins está localizada na avenida Rudolf Dafferner, 105, no Alto da Boa Vista.

 

Óleo de cozinha usado

O Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) realiza a coleta de óleo residual de fritura usado. Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o trabalho é realizado em parceria com o Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) e acontece desde dezembro de 2017.

O objetivo é sensibilizar a população a respeito do descarte correto de óleo, deixando de descartar de maneira inadequada este resíduo e evitando a contaminação de uma grande quantidade de água.

Para esta ação, um recipiente coletor está à disposição da população no CEA. Os munícipes devem depositar o óleo utilizado, armazenado dentro de uma embalagem descartável e devidamente fechada, como uma garrafa PET, evitando o vazamento do conteúdo.

O CEA Rio Sorocaba está localizado na avenida Dom Aguirre, próximo ao Poupatempo, e funciona de segunda a sábado, das 9h às 13h.

 

Lâmpadas

No caso de lâmpadas fluorescentes de uso doméstico, compactas e tubulares, de vapor de mercúrio, sódio ou mistas, o Programa Reciclus, de logística reversa de lâmpadas, divulga oito pontos de coleta em estabelecimentos comerciais de Sorocaba.

São eles: Carrefour Sônia Maria (avenida Brasil, 376 – Vila Carvalho), Eletrosol 1 (rua Santa Rosália, 228 – Santa Rosália), Área Elétrica (av. General Carneiro, 2515 – Vl. Luci), Leroy Sorocaba (Rodovia Raposo Tavares, Km 101 – Parque Reserva Fazenda Imperial), Makro Sorocaba Norte (rua João Ribeiro de Barros, 1.411 – Vila Odin Antão), Walmart Sorocaba (av. Antônio Carlos Comitre, 80 – Campolim), Coop Itavuvu (av. Itavuvu, 3.799 – Itavuvu) e Ferrari Materiais (av. São Paulo, 679 –  Vila São Domingos).

O programa surgiu em decorrência da assinatura em 27/11/2014 do Acordo Setorial para Implementação do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista (Acordo Setorial) pela União, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (ABILUX), a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (ABILUMI), 24 (vinte e quatro) empresas fabricantes, importadoras, comerciantes e distribuidoras de lâmpadas objeto do Acordo Setorial.

O objetivo é de recolher lâmpadas fluorescentes de uso doméstico e realizar a coleta, destinação ambientalmente correta e a descontaminação dos resíduos, evitando que os materiais vão para o lixo comum. De acordo com o site do Programa Reciclus (https://www.reciclus.org.br/), todos os processos ocorrem através de tecnologia avançada, sob circunstâncias especiais e em ambiente controlado, para que não haja a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos.

 

Programação até quarta-feira

Na terça-feira (29), às 9h, o Clubinho do Refúgio do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” participará de uma ação na avenida Londres, no entorno do parque, abordando a questão do descarte correto dos resíduos sólidos.

Divididas em grupos, as crianças vão recolher todo o lixo que encontrarem próximo ao córrego e conversar com a comunidade do entorno sobre a importância do descarte correto do lixo para evitar animais sinantrópicos (ratos, barates, escorpião) e manter a biodiversidade local de animais (peixes, sapos, girinos, aves, borboletas, ninhos) e plantas, além de garantir mais qualidade de vida para toda a população do entorno.

Já na quarta-feira (30), das 10h às 14h, será realizada uma ação educativa no Paço Municipal para divulgar aos funcionários e à população que estiver no local a respeito do descarte correto de bitucas de cigarro.

Créditos: 
Prefeitura de Sorocaba