“Força Tarefa” para eliminar criadouros do Aedes atua na Zona Norte

Data: 
01/24/2018 - 16:00

Até agora já foram retirados 15 caminhões carregados de entulhos.

 A “ Força Tarefa” de limpeza em áreas públicas realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da secretaria de Conservação, Obras e Serviços Públicos segue nesta semana na zona norte da cidade. Nesta quarta-feira (24), é vez do bairro Nova Esperança. As equipes de limpeza já visitaram 3 bairros na zona leste e 1 zona norte retirando das ruas 150 m³ de entulhos, o que equivale a 15 caminhões carregados.

A limpeza é realizada por varredores e coletores que operam também com máquinas retroescavadeira e Basculante, ficando em média dois dias em determinados bairros ou regiões, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, o mosquito transmissor de várias doenças, inclusive da Febre Amarela. A ação faz parte da estratégia de bloqueio às doenças, em especial a febre amarela, por orientação da secretaria municipal de Saúde.

O setor de Zoonoses determinou as áreas que devem receber esta limpeza prioritariamente, por estarem próximos à mata nativa, transformando-se em corredores ecológicos para o vírus. O objetivo é fazer recolhimento de entulhos, inservíveis e qualquer outro descarte irregular das áreas públicas. A secretaria de saúde pede a colaboração da população para que não jogue lixo nas ruas e que principalmente elimine, de sua residência, criadouros do mosquito.

A ação começou na sexta-feira (19), com a limpeza dos bairros: Sabiá, Zacarias e João Romão, Zona Leste. Nesta segunda (22) e terça-feira (23), o bairro Ana Paula Eleutério (Habiteto), recebeu as equipes da limpeza. Outros bairros receberão a “Força Tarefa” de limpeza” para eliminar os possíveis criadouros de mosquitos. Os locais serão definidos pelas equipes de limpeza com orientação da zoonoses, para serem divulgados.