Encontro no Jardim Botânico vai tratar de cactos e suculentas

Data: 
07/31/2018 - 20:45

Neste domingo (5), das 9h às 11h, a população pode participar gratuitamente do encontro que vai tratar de cactos e suculentas no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Boas”. O evento contará com a palestra de Eliete Corridori, uma das maiores colecionadoras deste tipo de planta em Sorocaba, que ainda realizará uma oficina com os participantes.

O encontro será promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). “Uma das missões do Jardim Botânico é favorecer a integração de pessoas que gostam de plantas e que de alguma maneira trabalham com elas. Lá ocorrem mensalmente a reunião do Círculo Orquidófilo Sorocabano e do Grupo Bonsai Sorocaba, que contribuem muito com o trabalho do Jardim Botânico”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

A palestrante falará sobre classificação e cultivo desse tipo de planta, além de realizar uma oficina prática. Eliete Corridoni coleciona cactos e suculenta há 14 anos, além de produzir mudas e confeccionar arranjos e composições com este grupo de plantas.

Os cactos pertencem a família Cactaceae, com mais de 1.300 espécies. No Brasil são mais de 200 espécies, quase todas endêmicas do território nacional. Suculentas é um termo genérico para as plantas que retém muito líquido, por isso o nome suculenta. São típicas do continente africano, mas podem ser facilmente encontradas aqui no Brasil. Por reterem bastante líquido, é uma planta ótima para quem não tem muito tempo de cuidar. Os cactos são suculentas, mas além deles outras oito famílias são suculentas, com um total de mais de 6.500 espécies.

O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações: (15) 3235-1130 ou pelo e-mail [email protected].

Créditos: 
Prefeitura de Sorocaba
Créditos da foto: 
Alexandre Lombardi