Encontro das Baianas e Baianos do Acarajé acontece em Sorocaba

Data: 
10/24/2018 - 16:45

Nesta sexta-feira (26), às 10h, acontece o 7º Encontro das Baianas e Baianos do Acarajé no Barracão Cultural. Realizado pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), o evento tem como objetivo fortalecer a associação e divulgar a Baiana do Acarajé, que desde 2005, é reconhecida como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assim como o acarajé, que também é patrimônio nacional desde 2004.

O encontro é o último que está sendo realizado na Região Sudeste e, em Sorocaba, conta com o apoio da Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN).

O ofício da Baiana do Acarajé envolve rituais de produção, de arrumação do tabuleiro, de preparação da mesa e o uso de trajes próprios. Com vestimentas brancas, enfeitadas com colares de contas e panos coloridos, as baianas encantam os turistas com a alegria e o famoso tempero dos bolinhos feitos de feijão fradinho e fritos no azeite de dendê, o acarajé.

No encontro, vão participar representantes do Iphan, da Abam, além de gestores públicos de Sorocaba. Além de um bate-papo sobre o tema, será realizada degustação de acarajé da baiana Luzi, que mora em Sorocaba e comercializa a iguaria nas feiras de artesanato da cidade.

O Barracão Cultural está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro de Sorocaba, ao lado da Estação Ferroviária. A entrada é gratuita.

Créditos: 
Prefeitura de Sorocaba
Créditos da foto: 
Emerson Ferraz