Concurso Jornalístico e Publicitário prossegue com inscrições abertas até o próximo dia 8 de novembro

Data: 
10/23/2018 - 09:00

O Concurso Jornalístico e Publicitário da Prefeitura de Sorocaba prossegue com inscrições abertas até o próximo dia 8 de novembro. Depois de passar um período sem ser realizado, o concurso foi resgatado pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) e tem a finalidade de destacar o trabalho feito por jornalistas, fotógrafos e publicitários, apresentadores, redatores, diretores de arte e outros profissionais da comunicação da imprensa sorocabana.

Agora, reformulado e com valor ainda maior em prêmios aos vencedores, a nova lei que institui o concurso foi sancionada pelo prefeito José Crespo e regulamentado pela Lei 11.803, de 03 de outubro de 2018. Com inscrições abertas na última segunda-feira (8) a premiação já tem data para acontecer: será dia 10 de novembro no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV).

O secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, responsável pelo retorno e a modernização do concurso, comemorou o resgate desse tradicional evento que visa premiar os melhores trabalhos publicitários e jornalísticos de Sorocaba. “A nossa ideia era que ele já tivesse sido resgatado no ano passado, ou seja, no primeiro ano da gestão do prefeito José Crespo que amplamente apoio a proposta, mas por questões orçamentárias não foi possível”, disse.

Agora, o novo concurso chega para ficar trazendo algumas alterações em comparação à versão anterior, disse o secretário, que completou: “Fizemos adaptações importantes, de modo a tornar o concurso mais dinâmico e priorizar, sobretudo, o talento dos colegas profissionais e a excelência de seu trabalho, além de valorizar a produção que enfoca os serviços públicos”.

Ainda de acordo com Eloy de Oliveira, o concurso jornalístico e publicitário trouxe mudanças básicas, como a redução no número de troféus em cada categoria do prêmio (imprensa jornal e revista, rádio, televisão, publicidade e web), de modo a otimizar os recursos públicos e, sobretudo, valorizar a qualidade jornalística e publicitária em sua essência: o bom texto, as boas imagens, a profundidade e a inteligência da comunicação. “Excluímos, por exemplo, a diferença entre ‘melhor reportagem’ e ‘melhor reportagem investigativa’, uma vez que toda reportagem deve, por excelência, investigar os fatos, analisar os seus contextos, ouvir todos os lados e buscar as melhores formas de transmitir as informações”, diz Eloy de Oliveira.

De acordo com o regulamento, cada participante poderá concorrer em até 03 categorias, com um trabalho por item de premiação, podendo até mesmo, ter trabalhos (reportagens, matérias e campanhas) já premiados em concursos anteriores, contanto que estejam de acordo com o Paragrafo 2- Participação.

Outro destaque do regulamento é que no ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar documento com o número do seu registro profissional ou filiação à sua instituição representativa, com exceção dos profissionais publicitários. Em ambos os casos, se faz necessário a apresentação da ficha de inscrição assinada também pelo diretor ou autoridade legal da empresa jornalística ou agência concorrente.

O formulário de inscrição, assim como o regulamento, está disponível exclusivamente no site da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br). Os trabalhos deverão ser entregues na Secretaria de Comunicação e Eventos – Secom, sediada no 1º andar do Paço Municipal à Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3041, Alto da Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Créditos: 
Prefeitura de Sorocaba